images

01 Jul 2019

O círculo dourado: A definição do propósito

Como criar impacto na sociedade?

A resposta a esta pergunta foi o que inspirou Simon a criar o Círculo Dourado o qual sistematiza o método de Pensar, Agir e Comunicar as suas ideias.

Simon Sinek é o autor do livro Comece com o Por Quê? , onde apresenta este conceito discutindo porque algumas organizações e lideres inspiram e outras não. O primeiro grupo Pensa, Age e Comunica de dentro para fora.

O autor Viktor E. Frankl relata em seu livro “Em busca de sentido” a importância da definição de um propósito que ele pode colocar em prática nos campos de concentração criando o ramo da psicologia chamado Logoterapia.

As organizações e pessoas que começam pelo Por Quê? São mais inovadores, mais influentes e até mais rentáveis que outras. Vejamos o clássico exemplo da Apple que teve em seu fundador o maior defensor da definição do Por Quê? da empresa.

Por Quê? Pensar diferente

Como? Desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar

O que? Acabamos fazendo bem computadores, telefones etc.

Outro exemplo inspirador é o da Harley Davidson. Quem compra uma Harley não está atrás apenas de uma motocicleta. Ele quer um espírito aventureiro se identificando com a marca de tal maneira, as vezes até inexplicável, tatuando a marca em seu corpo, usando vestuário da empresa enfim pouco se importando com o Como? ou O que? E sim com o Por Quê? que esta por traz de tudo isto.

Quando se começa pelo Por Quê? inspiramos as pessoas que nos sigam porque querem ao invés de porque precisamos.

Vale a pena assistir ao TED do Simon (líderes que inspiram). Quando se tem um propósito muito forte persistimos mais sem desistir em momentos difíceis

Nos inspiramos pelo Por Quê? e não pelo O Que se faz. Na verdade compramos o Por Quê?

 

Comece pelo Por Quê?

É o seu propósito, porque você e sua empresa existem. Definido o seu Por Quê? fica mais fácil elaborar o modo como vamos atrair consumidores para a empresa.

Siga com o Como.

Depois de definido o Por Quê? vamos definir como vamos chegar lá, quais serão as estratégias de ou seja qual é o plano de ação.

Acabe com o O Que.

Aqui temos a definição do que fazer ou vender, ou seja, a parte concreta do negócio.

 

A adoção do Círculo Dourado além de dar foco ao que acreditamos, defini os objetivos com mais clareza estabelecendo as atitudes necessárias para alcançar os objetivos. Permite melhorar a comunicação aos colaboradores, fornecedores e clientes o que motiva e inspira mais aumentando a identidade com a organização o que com certeza vai elevar o valor da sua marca.