Como criar impacto na sociedade?
A resposta a esta pergunta foi o que inspirou Simon a criar
o Círculo Dourado o qual sistematiza o método de Pensar, Agir e Comunicar as
suas ideias.
Simon Sinek é o autor do livro Comece com o Por Quê?
, onde apresenta este conceito discutindo porque algumas organizações e lideres
inspiram e outras não. O primeiro grupo Pensa, Age e Comunica de dentro para
fora.
O autor Viktor E. Frankl relata em seu livro “Em busca de
sentido” a importância da definição de um propósito que ele pode colocar em
prática nos campos de concentração criando o ramo da psicologia chamado
Logoterapia.
As organizações e pessoas que começam pelo Por Quê? São mais
inovadores, mais influentes e até mais rentáveis que outras. Vejamos o clássico
exemplo da Apple que teve em seu fundador o maior defensor da definição do Por Quê?
da empresa.
Por Quê? Pensar diferente
Como? Desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar
O que? Acabamos fazendo bem computadores, telefones etc.
Outro exemplo inspirador é o da Harley Davidson. Quem
compra uma Harley não está atrás apenas de uma motocicleta. Ele quer um espírito
aventureiro se identificando com a marca de tal maneira, as vezes até
inexplicável, tatuando a marca em seu corpo, usando vestuário da empresa enfim
pouco se importando com o Como? ou O que? E sim com o Por Quê? que esta por
traz de tudo isto.
Quando se começa pelo Por Quê? inspiramos as pessoas que
nos sigam porque querem ao invés de porque precisamos.
Vale a pena assistir ao TED do Simon (líderes que
inspiram). Quando se tem um propósito muito forte persistimos mais sem desistir
em momentos difíceis
Nos inspiramos pelo Por Quê? e não pelo O Que se faz. Na
verdade compramos o Por Quê?
Comece pelo Por Quê?
É o seu propósito, porque você e sua empresa existem.
Definido o seu Por Quê? fica mais fácil elaborar o modo como vamos atrair
consumidores para a empresa.
Siga com o Como.
Depois de definido o Por Quê? vamos definir como vamos
chegar lá, quais serão as estratégias de ou seja qual é o plano de ação.
Acabe com o O Que.
Aqui temos a definição do que fazer ou vender, ou seja, a
parte concreta do negócio.
A adoção do Círculo Dourado além de dar foco ao que acreditamos,
defini os objetivos com mais clareza estabelecendo as atitudes necessárias para
alcançar os objetivos. Permite melhorar a comunicação aos colaboradores,
fornecedores e clientes o que motiva e inspira mais aumentando a identidade com
a organização o que com certeza vai elevar o valor da sua marca.