As
características e vantagens do processo inteligente
Otimização
de recursos
Fazer mais com menos: esse é um dos grandes benefícios do
processo inteligente. Para que isso seja possível, é fundamental que o
processo seja desenhado para ser lógico, evitando quaisquer voltas desnecessárias,
gargalos de produção, espera, entre outros problemas.
A
informação certa na hora certa
Um processo inteligente é aquele que traz a informação certa na
hora certa. É aquele processo que não permite que você tenha tempo ocioso na
espera de informações.
Um processo inteligente é aquele que solicita que você faça aprovações,
mas te dá todo o conteúdo necessário para fazê-lo.
Processo
inteligente é simples na medida necessária
Um processo simples é aquele que entrega o que deve entregar, é
eficaz, mas não complica a vida de ninguém tampouco a sua própria rota.
Redução de riscos e custos
Outra característica do processo inteligente é o seu foco
na redução de custos e de riscos.
Isso é possível pelo uso de ferramentas de automatização. Quando você automatiza um processo você pode dar
mais atenção para as atividades de alto risco e minimizar este risco.
Só a diminuição de erros e retrabalhos que a automatização do
processo traz, já é uma redução de custos.
Dessa forma, retomamos à questão da eficiência e produtividade, ou seja, fazer mais com menos. Retrabalho e gargalos representam
fortes ameaças à produtividade e às
finanças do negócio.
Processo
inteligente usa a tecnologia para superar obstáculos
Números dizem que os profissionais dos Estados Unidos são
mais produtivos que os Brasileiros
porque basicamente eles possuem muito mais acesso à tecnologia.
Existem muitas ferramentas no mercado que podem revolucionar a
maneira como você gere seus processos.
Aumento
da satisfação do cliente
Com processos mais eficientes e otimizados, a empresa consegue
realizar suas entregas da melhor maneira possível e, com isso, melhora o
atendimento prestado. Quando visitamos ou somos atendidos por uma empresa
que não é organizada é evidente a nossa insatisfação.
Exemplo de processo inteligente que aumenta a satisfação do
cliente:
Caso de uma empresa que “faz diferente” porque fazer diferente é
revolucionar processos é torná-los mais inteligentes. É pegar um processo ruim,
que ninguém acredita que possa ser melhorado, e mudar o seu fluxo para criar
mais valor ao cliente.
A concessionária onde eu levava o meu antigo carro para revisão
funcionava assim: você deixava o carro de manhã cedo para revisão, e ia pegá-lo
no final do dia, quando pagava a conta.
Com o meu novo carro é diferente. Você agenda um horário para
fazer a revisão e ao invés de trabalhar em 5 carros ao mesmo tempo, com 1
técnico em cada carro, eles trabalham com 1 carro por vez, com 5 técnicos em
cima dele. Com isso, o processo todo de revisão leva 1 hora. Como é pouco
tempo, não vale a pena você ir embora e voltar depois. Por isso, eles montaram
uma sala de espera, com internet wi-fi e café, que fica no meio do showroom.
Esse detalhe é importante,
pois enquanto você espera, você fica frente a frente com os modelos mais novos
e mais caros. Tudo o que uma concessionária quer. Os custos deles não aumentaram
por causa disso no entanto o potencial de venda para troca de carros e a satisfação
do cliente aumentaram bastante.