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03 Jul 2022

Processos mais inteligentes

As características e vantagens do processo inteligente

 

Otimização de recursos

Fazer mais com menos: esse é um dos grandes benefícios do processo inteligente. Para que isso seja possível, é fundamental que o processo seja desenhado para ser lógico, evitando quaisquer voltas desnecessárias, gargalos de produção, espera, entre outros problemas.

A informação certa na hora certa

Um processo inteligente é aquele que traz a informação certa na hora certa. É aquele processo que não permite que você tenha tempo ocioso na espera de informações.

Um processo inteligente é aquele que solicita que você faça aprovações, mas te dá todo o conteúdo necessário para fazê-lo.

Processo inteligente é simples na medida necessária

Um processo simples é aquele que entrega o que deve entregar, é eficaz, mas não complica a vida de ninguém tampouco a sua própria rota. 

Redução de riscos e custos

Outra característica do processo inteligente é o seu foco na redução de custos e de riscos. Isso é possível pelo uso de ferramentas de automatização. Quando você automatiza um processo você pode dar mais atenção para as atividades de alto risco e minimizar este risco.

Só a diminuição de erros e retrabalhos que a automatização do processo traz, já é uma redução de custos.

Dessa forma, retomamos à questão da eficiência e produtividade, ou seja, fazer mais com menos. Retrabalho e gargalos representam fortes ameaças à produtividade e às finanças do negócio.

Processo inteligente usa a tecnologia para superar obstáculos

Números dizem que os profissionais dos Estados Unidos são mais produtivos que os Brasileiros porque basicamente eles possuem muito mais acesso à tecnologia.

Existem muitas ferramentas no mercado que podem revolucionar a maneira como você gere seus processos.

Aumento da satisfação do cliente

Com processos mais eficientes e otimizados, a empresa consegue realizar suas entregas da melhor maneira possível e, com isso, melhora o atendimento prestado. Quando visitamos ou somos atendidos por uma empresa que não é organizada é evidente a nossa insatisfação.

Exemplo de processo inteligente que aumenta a satisfação do cliente:

Caso de uma empresa que “faz diferente” porque fazer diferente é revolucionar processos é torná-los mais inteligentes. É pegar um processo ruim, que ninguém acredita que possa ser melhorado, e mudar o seu fluxo para criar mais valor ao cliente.

A concessionária onde eu levava o meu antigo carro para revisão funcionava assim: você deixava o carro de manhã cedo para revisão, e ia pegá-lo no final do dia, quando pagava a conta.

Com o meu novo carro é diferente. Você agenda um horário para fazer a revisão e ao invés de trabalhar em 5 carros ao mesmo tempo, com 1 técnico em cada carro, eles trabalham com 1 carro por vez, com 5 técnicos em cima dele. Com isso, o processo todo de revisão leva 1 hora. Como é pouco tempo, não vale a pena você ir embora e voltar depois. Por isso, eles montaram uma sala de espera, com internet wi-fi e café, que fica no meio do showroom.

Esse detalhe é importante, pois enquanto você espera, você fica frente a frente com os modelos mais novos e mais caros. Tudo o que uma concessionária quer. Os custos deles não aumentaram por causa disso no entanto o potencial de venda para troca de carros e a satisfação do cliente aumentaram bastante.