Como
aplicar o ciclo PDCA
Atividades realizadas em cada
uma das etapas
Etapa 1: Planejar (Plan)
É a etapa mais crítica de todo o ciclo, podemos nos aprofundar.
Nesta etapa você deve:
- Entender
o que precisa ser melhorado
- Analisar
o fenômeno
- Levantar
os dados
- Criar
um plano de ação.
Exemplo:
Queremos melhorar o desempenho do processo de compras. Com isso
entendemos o que precisamos. Agora podemos analisar e coletar os dados do
fenômeno sobre o qual queremos melhorar.
Agora temos informações para definir o que precisa ser alterado
neste processo.
Para isso estipulamos um plano de ação. Esse plano de ação é um
planejamento. Planejamento sobre o que fazer para melhorar tal processo.
Dicas
da etapa de planejamento:
- Faça
o plano e acompanhe a implementação dele;
- Plano
de ação só é de verdade quando possui prazo e responsável. Um único
responsável;
- Prazo.
Defina o prazo. Se não tem nem ideia de prazo, estime o prazo;
- Reflita
se a ação realmente resolverá o problema ou contribuirá para o atingimento
daquilo que se deseja;
- Ter
uma gestão visual do plano ajuda a dar visibilidade.
Etapa
2: Fazer (Do)
Essa é a hora de executar o que você planejou.
Se você fez um bom planejamento, bem elaborado e detalhado, você
evitará erros e o desperdício de tempo nas etapas seguintes.
Nesta etapa vamos aplicar as ações que definimos para melhorar o
desempenho do processo:
- Mapear
o processo de compras.
- Definir
os responsáveis pelas tarefas.
- Automatizar
o processo de compras.
- Implementar
o controle do lead time do processo.
Dicas
da etapa fazer
- Ficar
de olho nos prazos e não deixar para agir em última hora;
- Se a
ação envolver processos e pessoas de outras áreas, elas devem estar
cientes ou participar do planejamento;
- Se as
pessoas não participaram do planejamento faça uma reunião breve para que
todos fiquem na mesma página e possam atuar de forma eficaz;
- Faça
uma fotografia do momento. Como estava o processo? Colete dados, números,
fotos, qualquer coisa que possamos comparar após a ação de melhoria for
implementada.
Etapa 3: Checar (Check)
Na maioria das vezes, as pessoas
executam, melhoram e fazem e planejam e fazem… mas pouco é mensurado.
A equipe possui várias ideias inovadoras, mas quando implementa as
ideias não verifica se gerou bons resultados.
Uma boa prática é o monitoramento e controle por indicadores
de desempenho nos processos. Medir requer um
processo maduro, entretanto, não necessariamente você precisa ter um indicador
de desempenho do processo.
O que é fundamental para a aplicação do ciclo PDCA, é medir o
resultado da ação que você planejou (na etapa Plan) e que você
executou (na etapa Do).
Vamos
ao nosso exemplo:
Se pensarmos no nosso exemplo de melhoria no desempenho do
processo de compras. Poderíamos mensurar qual foi a redução de perdas do
processo. Poderíamos também medir o tempo de formalização de ordem de compra,
após a solicitação. Quantas solicitações ficam paradas com o comprador após a
implementação da melhoria.
Sempre existe a possibilidade de não alcançarmos o êxito com o
nosso plano. Nessa hora, vale pensar em algumas formas de avaliar o que não deu
certo. Veja o que pode ocasionar isso:
- Falta
de entendimento do problema;
- Pouco
estudo e análise do fenômeno abordado;
- Ruídos
de comunicação entre a equipe executora e a planejadora;
- Não
olhar a métrica correta criando planos que não trarão o resultado
esperado;
- Não
trabalhar na causa raiz do problema;
Existem algumas ferramentas que podem ajudar a encontrar o gap
do plano de ação, como 5 porquês,
diagrama de Ishikawa, 5W2H.
Dicas
da etapa de checagem:
- Estipular
um prazo para o processo rodar e medir o resultado da ação implementada;
- Se foi
para corrigir algum erro, verifique se de fato o erro foi eliminado;
- Se
você tinha um objetivo numérico verifique se conseguiu atingir o
número;
- Se o
processo não possui indicadores de desempenho, encontre uma maneira de
medir esta ação específica.
O que NÃO fazer nesta etapa:
- Ignorar
o resultado. Colocar o plano em execução e não verificar se deu certo.
- Utilizar
parâmetros subjetivos (bom, ruim, melhor, pior). O que é bom
para mim pode não ser bom para você.
Etapa
4: Agir (Act)
Essa é a ação mais esquecida do ciclo. A maioria das equipes
planejam, executam, às vezes medem e não voltam para a etapa planejamento para
planejar novamente e corrigir o que deu errado.
Entender e ter certeza sobre o que fizemos para dar certo. Podemos
aplicar a mesma ideia de sucesso para melhorar outros processos. O aprendizado
adquirido em um ciclo serve para outras iniciativas, como benchmark.
Vamos
ao nosso exemplo:
1. Plan – Fizemos 4 ações no plano para melhorar o desempenho do
processo de compras.
2. Do – Implementamos. Ou seja, colocamos
as ações em prática.
3. Check – Melhorou o desempenho do processo? Você mensurou suas
ações? “Sim, fizemos pesquisa e as solicitações de compra não
ficam mais de 1 dia paradas com o comprador. Estamos rastreando 100% de
aprovações de compra pelo processo automatizado”.
4. Action – Das 4 ações qual foi a de maior impacto? Ou qual foi, de
fato, a ação percebida pelas pessoas envolvidas no processo? Se foi a
automatização do processo, por exemplo, podemos replicar em outros processos
que estão precisando de melhoria.
Um
passo a passo para aplicar o PDCA
1.
Defina o que você
gostaria de melhorar: qual processo;
2.
Reúna a equipe que irá
trabalhar nessa melhoria;
3.
Criem um plano de ações
que serão executadas, com responsáveis e prazos;
4.
Coloquem as ações em
prática;
5.
Analisem os resultados
obtidos. Fuja de medidas subjetivas;
6.
Se o resultado obtido
foi o planejado, ótimo. O que deu certo e pode ser replicado.
7. Fazer um novo planejamento, e seguir melhorando
continuamente.